O Fala Médico é o blog oficial da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) e tem como objetivo reunir médicos de todos os setores para discutir e propor idéias para a valorização do trabalho médico, do SUS, opiniões, denúncias, problemas e soluções.
O conteúdo deste blog será livre, sem moderadores, para que a colaboração e participação de todos crie um resultado de propostas eficientes e respostas para melhores condições ao sistema de saúde no Brasil, afinal, nosso lema é: a medicina exige respeito!
As postagens serão feitas diariamente, e os interessados devem enviar e-mail para: falamedico@gmail.com
Anúncios
Perguntamos:
O SUS ainda subsiste em razão da baixa remuneração dos profissionais de saúde.
Estes ” trabalhadores da saúde” vendem sua força de trabalho a preço vil. Enquantos os bancos etc. etc
Vejam: de médicos passamos a profissionais de saúde e depois trabalhadores da saúde.
Há uma articulação, escolas médicas, SUS, dentro de um projeto malandro que em nome da justiça social nos impõe uma desvalorização absurda. Recebemos mal , nos sujeitamos as piores condições de trabalho.
Tá sobrando dinheiro em razão da alta carga tributária
Esta sendo criado um Fundo Soberano. E a PEC 29?
Temos que nos descolar do SUS. O s médicos são pessoas que vivem num regime capitalista.
Devem exigir melhores salários, melhores condições.
Nâo somos os responsáveis pelo SUS.
Caso contrario temas genéricos como este da ultima Campanha do CFM , vão passar mais- uma vez no vazio.
Taciana Giesel,
Envio reportagem sobre doação de leite humano, conforme sugeriu em meu blog. Adicionei o seu blog ao meu (link). Esta reportagem está em meu blog(http://www.secom.unb.br/bcopauta/nutricao40.htm).
Espero ter compreendido o sua mensagem.
abraço,
Lucienne Alencar
José Aguiar: discordo totalmente de sua afirmação, ela é de uma falta de senso inacreditável. Como é que você quer ter melhor inserção no SUS, se defende que não devemos fazer parte dele? Outra questão: o SUS é capitalista, vivemos em um país capitalista, o estado baseia suas relações econômicas com este modelo econômico. Isto é óbvio ululante.
Porque você se importa tanto em ser chamado de médico, se você só fala em capitalismo? Se o que importa é a grana, penso que tanto faz chamar a você (e a outros profissionais que assim também pensam) de médico, profissional ou trabalhador de saúde (ou não?). Então, não confunda nossas nomenclaturas com o nosso respeito. Uma coisa não é consequência direta da outra. Se você acha as condições do SUS ruins, pense até que ponto elas não surgem pela própria situação ruim das políticas públicas de saúde como um todo. Se não está disposto a trabalhar com isso, pois bem, vá abrir seu consultório mesmo, e com o seu garantido, não irá precisar lutar por melhores condições, muito menos passar por este blog; que sintetiza a luta por mudanças.
Boa noite pessoal
As discussões sobre saúde pública ou privada passa pelos médicos. Como vivemos em um país livre a escolha sobre qual caminho seguir é individual. Por formação cultural acredito na saúde como um direito de todos, mas também com limite, organização e critério. Portanto, acredito no SUS dentro de uma realidade concreta e não “ufanista”. Já participei de algumas reuniões com representantes do SUS (não vou especificar de qual esfera) e percebo uma mobilização para diminuir a figura do médico com discurso de saúde preventiva. veja bem, não sou contra a prevenção, o que eu quero dizer que em cima deste discurso nota-se um grande desmerecimento da figura do médico e atrás disto vem muita coisa que o colega citou acima. Acho que estamos nos intimidando com o discurso sistemático. Também acredito que está em nossas mãos mudar esta realidade indo de encontro com a sociedade. Desta forma, o SUS nos pertence e somos atores principais desta peça, devemos entrar de cabeça e exigir as mudanças que acreditamos e isso passa pela melhoria salarial, passa pela melhoria das condições de trabalho, passa pelo respeito dos profissionais ou que voces acharem melhor (trabalhador…). E para finalizar não fiz medicina para levar na cara e dar a outra para baterem. Vamos parar de achar que somos jesus cristo, porque não estou a fim de ir parar na cruz. Salário digno é sinal de respeito pela profissão que cuida das malezas humanas. Costumo comparar que só médico aceita atender mais de 60 pessoas em um plantão de 24h, independente do valor monetário. Faço uma proposta para vocês. Vá até o mecanico de carros da esquina e peça para ele dar uma olhadinha em 50 carros em 24h para voce i que vai acontecer. Ah! prepare os ouvidos.
ABAIXO A HIPOCRISIA.
André, 60 é pouco, aqui no Norte de MG atendemos até 100/dia. Pede um pedreiro para fazer hora-extra para ver quanto cobra… Vá de roupa branca comprar em loja de peças, para ver o quanto aumentam os preços, ao perceber que é médico. O político divulga uma imagem do médico de que o mesmo é exageradamente remunerado, que é fazendeiro, que tem muitos imóveis, para poder “na surdina” manter estes salários vexatórios.
Caros Colegas,
Considero legitima a luta pelo reconhecimento do trabalho médico e demais categorias profissionais, envolvidas na área da Saúde, Educação, Social etc.
Em tempos de globalização, o pluralismo do conhecimento, a interdisciplinariedade, a troca de saberes, e principalmente, uma conduta ética profissional e moral objetivando o respeito pelo outro, torna-se imprescindível para avançarmos no campo do conhecimento.
Além disso, é emergente discussões sobre o SUS, visando desmistificar preconceitos sobre este sistema.
Em relação ao Blog, desejo parabenizar pela criação deste espaço como local de debate, informações, troca de idéias e saberes (de forma respeitosa) vislumbrando o crescimento de todos.
Enfim, espero que o Blog favoreça o desenvolvimento pessoal, intelectual, profissional de todos.. Bem como, seja utilizado com racionalidade, seriedade e respeito ao direito a liberdade de opinião, conforme previsto em Constituição.
Cordialmente
Maria Aparecida.
Caros amigos,
excelente blog! Gostaria de convidá-los a visitar http://www.duplocego.com. Um novo blog sobre clínica médica, medicina intensiva e MBE. Espero que gostem. Abraço,
Oi Mariana,
muito bacana seu blog! Vamos visitar sempre! Abraços, Taciana
O Acima-Assinado RICARDO SALDANHA, com certeza é o que se enquadra no rótulo: MÉDICO POLÍTICO ( Prefeito?, Deputado?, Vereador? Senador?, Puxa-Saco Político?).
Não tem Ética nenhuma, ao desfazer de uma opinião do colega. Certamente é defensor dos salários aviltantes da categoria e da exploração dos serviços médicos numa medicina pública subfaturada, com recursos tecnológicos e instrumentos técnicos defasados, apadrinhamento, falta de leitos, falta de vagas, falta de respeito ao profissional médico, inclusive com agressão física ao mesmo.
Se não puder ajudar os colegas aqui neste espaço, fica calado!
como poso ver as notas da facudade ucebol
Você deve consultar o site do MEC.
Gostaria de parabenizar o blog pelo importante trabalho de contribuir para a valorização do trabalho médico.
Obrigada Alexandre!
O Blog Fala Médico ficou entre os três melhores Blogs do TOP BLOG 2009 na categoria saúde.
Este prêmio é muito importante para nós, porque percebemos o quanto nosso trabalho tem sido importante.
Nossa luta, pela valorização dos médicos, é longa, e o Blog Fala Médico é mais um instrumento para alcançarmos nosso objetivo.
Obrigada pela participação!
Parabéns pela premiação no Top Blog 2009. Vamos valorizar a atuação da FENAM, da equipe responsável pelo blog e da categoria médica!
… olá… – Boa Tarde…!… amigo João Aguiar … foram inspiradoras as suas palavras e sentimentos sobre esta ‘condição médica’ a que sujeitos…somos…e…me sinto representado através delas…gratíssimo…!…eis razão e sentimento…!
… olá… – boa tarde…!… percebo razão e sentimento nas expressões do camaradinha João aguiar e através delas me sinto representado racional e sentimentalmente…!… gratíssimo camaradinha João por frutífera opinião médica acerca do que… a que… estamos usualmente…sujeitos….! … e… viva o Fala’…todo dia…!
O fato da Medicina exigir respeito não implica em desrespeitar Os Psicologos, Fisioterapeutas, Nutricionistas e + 34 profissões. Nós também exigimos Respeito!
É lamentavel esse retrocesso, é lastímavel o Poder griitar mais alto que a humanização.
É hora de somar e não de subtrair, somos seres integrais e não pedaços de orgãos.
Cabe um pergunta:
O que os tão respeitados e Poderosos médicos tem feito pela saude publica a ponto de sermos todos obrigados a ter um plano de saude particular.
Maria de Fátima, bom dia!
O blog nunca, em quase dois anos de funcionamento, desrespeitou nenhum profissional, seja ele da área da Saúde ou não. Tanto, que permite, de forma livre e não moderada, a participação de todos. Uma forma de se discutir sim determinados assuntos conflitantes entre as profissões mas nunca desrespeitando ninguém.
Abraços, Taciana
Somos uma empresa especializada em Envelopes com Janela Plástica para Laboratórios. Entre em contato pelo nosso site http://www.graficabartolo.com.br para fazer um orçamento e um layout para o seu laboratório totalmente gratis.
Renato Machado
Muito legal a idéia de um blog cooperativo.
Tenho posts sobre o direito médico, sobre a medicina 2.0, sobre o prontuário online e as redes sociais em saúde.
Abraço a todos.
http://www.meuprontuario.net
Leonardo Alves
Olá, como vai? Meu nome é Flávio e sou amputado dos braços há 10 anos. Em 2001, montei um site de auto-ajuda onde recebemos 50.000 mil visitas ao mês, de todo Brasil. Também fiz palestras esse ano, Gostaria de saber se podemos ser parceiros, fazendo troca um link Minhas palestras são direcionadas para segurança e Sipat.
Algumas empresas, aonde fizemos Petrobras,Furnas,Kelloggs,Cacique No ano 2010 estaremos com stand na feira Reatech (feira especializada para pessoa com deficiência), maior feira do mundo, onde circula 35.000 mil visitas, em São Paulo.
http://www.amputadosvencedores.com.br
Vejam Entrevista que fiz para Jornal de Londrina.
Veja entrevistas a jornais:
http://www.amputadosvencedores.com.br/exibe_conteudo.asp?id=104&local=18
http://www.diariodopontal.com.br/notjun04b.htm
Veja degustação da minha palestra:
http://www.amputadosvencedores.com.br/exibe_videos.asp?id=39
abraços Flávio.
Boa Tarde!
Gostaria de saber quanto vcs cobram pra anunciar no blog .
Enviar a resposta no E-mail Jaqueline@wvcomunicacao.com.br
A classe médica deve empreender uma luta já,para sair da opressão que se estabelece a partir da aceitação da deletéria pena perpétua imposta pelo conselho federal de medicina.A constituição federal é clara:não há crime sem lei anterior que o defina,nem PENA SEM PRÉVIA COMINAÇÃO LEGAL! É ABSOLUTAMENTE IMPORTANTE E URGENTE QUE SE ESTABELEÇA UM QUANTUM(TEMPO),para se cumprir a pena de cassação do exercício profissional.Há jurisprudência emanada do STF!É preciso se precaver,porque a injustiça contra um,é uma ameaça contra todos!Entre no site:www.peticaopublica.com.br/?pi=a124421b e assine e divulgue.É muito importrante!!!
Os médicos se formam as custas do dinheiro público, deveriam ter respeito e não falar em greve e sim doarem um pouco aos pobres, não são missionários.